2. Quem são os psicopedagogos?
São profissionais preparados para
atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua
prevenção, diagnóstico e tratamento
clínico ou institucional.
3. Onde atuam?
O psicopedagogo
poderá atuar em escolas e empresas (psicopedagogia institucional), na clínica
(psicopedagogia clínica).
4. Como se dá o trabalho na
clínica?
O psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar
as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais
como, provas operatórias (Piaget), provas
projetivas (desenhos), EOCA, anamnese.
Na clínica, o psicopedagogo
fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre
horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da freqüência e da
presença e o que ocorrer, ou seja, fará o enquadramento. Neste momento não é
recomendável falar sobre o histórico do sujeito, já que isto poderá contaminar o
diagnóstico interferindo no olhar do psicopedagogo sobre o sujeito. O histórico
do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao final das sessões numa
entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.
5. O
diagnostico é composto de quantas sessões?
Entre 8 a 10 sessões,
sendo duas sessões por semana, com duração de 50 minutos cada.
6. E
depois do diagnóstico?
O diagnóstico poderá confirmar ou não as
suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de
aprendizagem. Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico, mas poderá
também identificar outros problemas e aí ele poderá indicar um psicólogo, um
fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do
caso.
7. E o tratamento psicopedagógico?
O tratamento
poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico, ou poderá
ser feito com outro psicopedagogo.
Durante o tratamento são realizadas
diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender
e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo
utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de
histórias, computador e outras situações que forem oportunas. A criança, muitas
vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos,
brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É através dos
jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar
e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior
atenção.
O psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares,
observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando-o a
compreender estes erros.
Irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a
melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem, organizando, assim, o
seu modelo de aprendizagem.
O profissional poderá ir até a escola para
conversar com o(a) professor(a), afinal é ela que tem um contato diário com o
aluno e poderá dar muitas informações que possam ajudar no tratamento.
O
psicopedagogo precisa estudar muito. E muitas vezes será necessário recorrer a
outro profissional para conversar, trocar idéias, pedir opiniões, ou seja, fazer
uma supervisão
psicopedagógica.
Sem comentários:
Enviar um comentário