quarta-feira, 13 de março de 2013

Psicopedagogia Clínica
 
   O Que é a Psicopedagogia?
De acordo com Simaia Sampaio especialista em Psicopedagogia Clínica e intitucional, a Psicopedagogia é um campo de atuação que busca compreender o processo de ensino aprendizagem, cujo profissional poderá atuar tanto na prevenção quanto na reabilitação em diversos segmentos como escolas, hospitais e empresas. No Campo da educação tem uma atuação mais significativa, onde diversas crianças e adolescentes enfrentam diariamente dificuldades em compreender e acompanhar conteúdos escolares por fatores diversos: metodologia inadequada, problemas emocionais, distúrbios de aprendizagem, desordens neurológicas, etc.

Psicopedagogia Clínica:

 De maneira remediativa, tem no psicopedagogo clínico o profissional que irá investigar as causas das dificuldades de aprendizagem, através do diagnóstico psicopedagógico, objetivando orientar a família e conduzir à criança ao trabalho de intervenção e reabilitação mais adequado. Portanto o profissional psicopedagogo é capacitado a compreender os processos de aprendizagem, proporcionando uma maior qualidade de vida acadêmica e humana a este sujeito que passa a descobrir um mundo de aprendizagens significativas, tornado-se consciente do seu papel enquanto aprendiz e enquanto pessoa. Através de jogos e atividades lúdicas o psicopedagogo vai diagnosticar e intervir nas dificuldades e transtornos de aprendizagem de crianças, jovens e adultos a fim de que o vínculo com a aprendizagem seja restabelecido de forma positiva e duradouro.
 
O que faz um Psicopedagogo ?

O psicopedagogo é capaz de descobrir e avaliar os obstáculos na construção do conhecimento do indivíduo, seja ele criança, jovem ou adulto. Utilizando meios para que o mesmo crie e utilize estratégias de aprendizagem visando aprendizagem significativa e um melhor desempenho acadêmico e nas diferentes situações da vida. O psicopedagogo tem como função levar o indivíduo, a reintegrar-se a vida cotidiana normal, sejam nas instituições de ensino, hospitais, empresas segundo suas possibilidades e interesses.

  Quando procurar um psicopedagogo?

Quando se identificam obstáculos no processo de aprendizagem
1 - histórico de fracasso escolar (repetência e evasão escolar)
2 - Dificuldades de leitura, escrita, cálculos e outros.
3 - Dificuldades de concentração na aula e durante as atividades escolares
4 - Dislexia, discalculia, disortografia, dislalia, transtorno do défict de atenção/hiperatividade ( TDAH ) e outros.
 
O Psicopedagogo analisa, distingue, orienta e conduz ações e estratégias de diagnósticos e intervenções.

O QUE DIFERENCIA A NEUROPSICOPEDAGOGIA DA PSICOPEDAGOGIA?

A Neuropsicodepagogia: Sua análise está inserida no contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende; busca compreender os fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender, pautada em uma essência específica e diferenciada da psicopedagogia. A Psicopedagogia: Área de estudo da neuropsicologia que avalia,diagnostica, estuda e intervenciona frente a aprendizagem humana e suas intercorrências considerando a compreensão do sujeito enquanto aprendiz, dotado de complexidades, peculiaridades e inseguranças, sendo obrigado a tomar decisões avaliativas além ou aquém de sua realidade cognitiva. RUBINSTEIN Apud SCOZ:2007 FONTE: http://site.psicopedagogia-sp.com/neuropsicopedagogia.html

Pesquisa realizada por Ana Lúcia Guimarães Andrade Pedagoga e Psicopedagoga E-mail : psicopedagogaanalucia@gmail.com

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